UOL Notícias Notícias
 

09/04/2009 - 17h15

Vaticano publicará em seu site instruções contra pedofilia

O Vaticano se prepara para publicar em seu site as "diretrizes" para a luta contra a pedofilia no seio da Igreja Católica, indicou a agência italiana Ansa, citando fontes do Vaticano.

A publicação desses princípios no portal (www.vatican.va) está prevista "para um futuro muito próximo", podendo estar disponível "provavelmente na segunda".

A administração dos casos de padres pedófilos no seio da Igreja Católica se baseia no direito canônico em geral e num "motu proprio" de 2001.

Naquele ano, João Paulo II publicou um decreto sobre "os crimes graves" a partir de um documento da Congregação para a Doutrina da Fé, então presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger.

O Vaticano pedia aos bispos que informassem sobre casos de sacerdotes pedófilos, para que, então, eles fossem transferidos imediatamente e impedidos de qualquer contato com os jovens.

A Igreja está sendo afetada, há várias semanas, por uma série de escândalos de pedofilia cometidos por religiosos e é acusada de ter mantido silêncio diante desses abusos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host