UOL Notícias Notícias
 

30/04/2009 - 19h02

Central Operária Argentina realiza ato de apoio ao Governo

BUENOS AIRES, Argentina, 30 Abr 2009 (AFP) - A Confederação Geral do Trabalho argentina, a peronista CGT, apoiou nesta quinta-feira com um ato, em Buenos Aires, a política salarial e de estatizações do governo Cristina Kirchner, ante as eleições legislativas de junho.

Segundo os organizadores, compareceram à manifestação 300.000 trabalhadores, enquanto a AFP estimou a presença em entre 80.000 e 90.000 pessoas.

Em pronunciamento no palco montado na avenida 9 de Julho, Hugo Moyano, sindicalista da Confederação Geral do Trabalho (CGT), afirmou que "no dia 28 de junho, os argentinos devem comparecer em massa às urnas para aprofundar um projeto nacional e popular" - encarnado por Cristina Fernández de Kirchner, que abriu caminho para a recuperação dos direitos e conquistas dos trabalhadores".

Moyano, líder surgido do sindicato de caminhoneiros, destacou a recuperação salarial e a estabilidade econômica conseguida nos últimos seis anos, isto é, desde a posse do líder justicialista e marido da atual presidente, Néstor Kirchner (2003/2007).

A presidente havia feito uma dramática advertência na noite de quarta-feira, ao afirmar que nas eleições "estará em jogo a estabilidade democrática" ante o avanço de uma oposição neoliberal no seio do peronismo e de uma outra organizada no radicalismo de orientação social-democrata.

A economia argentina chegou a registrar vigorosa recuperação, com taxas de quase 9%, em média, mas a tendência foi freada bruscamente este ano, como parte da crise global iniciada nos Estados Unidos.

O governo investiu 30 milhões de dólares desde janeiro para o pagamento de salários em grandes companhias em dificuldade, em particular nas montadoras, nas empresas siderúrgicas e têxteis, segundo o ministério do Trabalho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host