UOL Notícias Notícias
 

07/06/2009 - 12h10

Família Obama aproveita viagem à França para fazer turismo em Paris

PARIS, França, 7 Jun 2009 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, e sua família aproveitaram sua breve estadia na França, parte do programa oficial da celebração do 65º aniversário do desembarque aliado na Normandia, para fazer um pouco de turismo em Paris.

Michelle Obama e suas duas filhas, Malia e Sasha, de 10 e 8 anos, chegaram a Paris na noite de sexta-feira, antes do presidente, e visitaram a Torre Eiffel, onde foram recebidas pela prefeito da capital francesa, Bertrand Delanoe.

Na noite de sábado, depois de assistir durante o dia à celebração do desembarque aliado na Normandia, Barack e Michelle Obama, acompanhados de suas filhas, visitaram a catedral de Notre Dame, que foi fechada ao público na ocasião.

As duas meninas ficaram em Paris, enquanto os pais foram para a Normandia, e aproveitaram o dia para fazer um passeio de barco pelo rio Sena.

A família Obama subiu até as torres da catedral parisiense para tirar fotos e de lá cumprimentaram centenas de pessoas, mantidas à distância pelo dispositivo de segurança.

Depois, foram jantar no restaurante "La fontaine de mars", estabelecimento fundado em 1908 e situado perto da Torre Eiffel, um dos lugares mais elegantes das margens do Sena.

"Eles estavam muito felizes", contou à AFP o camareiro Gabriel de Carvalho.

Segundo ele, o serviço secreto americano verificou todos os pratos servidos ao presidente antes de eles serem levados à mesa.

Na manhã deste domingo, um imponente cortejo recorreu a avenida paralela ao Sena e que foi fechada para a ocasião, da residência da embaixada americana em Paris até o centro cultural Georges Pompidou.

Antes de sua abertura ao público, a família Obama passou mais de duas horas no gigantesco Centro Pompidou, no centro de Paris, sede de um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo.

O presidente Obama se dirigiu em seguida e rapidamente para o aeroporto de Orly, ao sul de Paris, onde seu avião o aguardava. A aeronave decolou pouco antes das 12H30 (7H30 GMT de Brasília) com destino a Washington.

Também neste domingo, Michelle Obama e suas filhas tinha previsto almoçar na companhia do presidente Nicolas Sarkozy e de sua esposa Carla Bruni-Sarkozy.

À tarde, a esposa do presidente americano tem programada uma visita ao museu do Louvre e algumas compras em lojas de roupas para crianças.

Michelle Obama e suas duas filhas devem partir segunda-feira por volta do meio-dia rumo a Washington.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h50

    0,32
    3,277
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h00

    1,70
    63.728,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host