UOL Notícias Notícias
 
10/08/2009 - 18h42

Vitória de Obama: Câmara vota ajuda de US$ 26,1 bilhões para estados

WASHINGTON, 10 Ago 2010 (AFP) -A Câmara dos Representantes concordou nesta terça-feira com um plano de apoio orçamentário de 26,1 bilhões de dólares destinado aos estados americanos, após o presidente Barack Obama enfatizar que o fundo poderia evitar milhares de demissões.

Os representantes, que retornaram das férias de verão para votar esta medida de urgência já aprovada pelo Senado na semana passada, finalmente a aprovaram por 247 votos a favor e 161 contra.

O texto, que deve ser promulgado pelo presidente Obama, liberou 16,1 bilhões de dólares para prolongar o financiamento do Medicaid (seguro de saúde para os desfavorecidos) até junho de 2011 e 10 bilhões para ajudar os estados a conservarem os professores para o ano escolar de 2010-2011.

Segundo os democratas, a medida para a educação vai salvar mais de 100 mil postos de trabalho de professores. O plano concerne igualmente os postos de trabalho de bombeiros e policiais.

Inúmeros estados foram forçados a cortar despesas em razão da recessão econômica que drenou seus recursos fiscais.

Obama declarou antes da votação, na Casa Branca, ao lado de dois professores que perderam recentemente o emprego por falta de recursos: "não podemos ficar sem fazer nada enquanto aqueles que ensinam aos nossos filhos ou mantêm a ordem pública são demitidos".

"Encorajo o Congresso a aprovar o projeto para que os grandes mestres aqui presentes possam recomeçar a ensinar a nossos filhos. Os Estados Unidos estão de olhou e os Estados Unidos aguardam a decisão de Washington", disse o presidente.

A votação acontece a menos de três meses das eleições legislativas de meio mandato, durante as quais um terço dos assentos do Senado e toda a Câmara serão renovados. As duas assembleias são atualmente dominadas pelos democratas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host