UOL Notícias Notícias
 

12/08/2009 - 21h36

Grupo gay vai retomar em três anos projeto para casamento

LOS ANGELES, EUA, 12 Ago 2009 (AFP) - Os membros da 'Equality California', um dos grupos mais importantes de defesa dos direitos dos homossexuais, anunciou nesta terça-feira que irá adiar até 2012 sua luta por uma emenda à Constituição que permita o casamento gay.

O grupo anunciou a publicação de um plano que recomenda adiar por três anos a tentativa de recuperar o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, anulado por uma maioria de eleitores da Califórnia em novembro de 2008.

Trata-se de "um projeto de três anos de esforços para revogar a proibição de casamento para casais do mesmo sexo, com a coordenação estadual da organização", explicou o grupo em um comunicado, acrescentando ainda que o objetivo é realizar uma campanha maior ao longo do estado.

Após este anúncio, outros grupos de direitos civis de casais do mesmo sexo sugeriram que seja realizado outro referendo sobre o assunto, em 2010, um prazo que não é considerado por especialistas como suficiente para recolher todo o apoio necessário.

Em maio, o Supremo Tribunal da Califórnia confirmou a validade de um referendo sobre a ilegalidade do casamento homossexual, mas determinou que os 18.000 casamentos realizados antes da votação permanecessem juridicamente válidos.

A consulta foi aprovada em novembro por mais de 52% dos eleitores, definindo que o casamento é uma união exclusivamente entre um homem e uma mulher.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host