UOL Notícias Notícias
 
13/08/2009 - 15h43

Lugo acorda sem efeitos colaterais após sessão de quimioterapia em São Paulo

ASSUNÇÃO, 13 Ago 2010 (AFP) -Fernando Lugo, diagnosticado recentemente com câncer, despertou nesta sexta-feira sem os tradicionais efeitos colaterais das sessões de quimioterapia, informou seu porta-voz no Hospital Sírio-Libanês, onde o presidente paraguaio está internado, em São Paulo.

O chefe de Estado, que sofre de linfoma, "acordou cedo e sem os tradicionais efeitos colaterais da quimioterapia", informou aos jornalistas o porta-voz presidencial Augusto dos Santos.

"Lugo tomou café da manhã e caminhou um pouco, junto à equipe médica que o atende, pelas instalações do hospital", acrescentou.

Os exames a que foi submetido na clínica especializada paulista confirmaram, na quinta-feira, que o linfoma de Lugo se encontra no "estágio 4", o grau mais avançado.

A doença propagou e afeta os gânglios e os ossos, com uma concentração na virilha, no mediastino e na terceira vértebra lombar.

Os médicos determinaram uma primeira sessão de quimioterapia que durou mais de seis horas na noite de quinta-feira. O tratamento deverá ser repetido mais cinco vezes a cada três semanas.

"Estamos muito tranquilos", disse Santos, ao destacar que a sessão não teve efeitos secundários maiores. Inclusive, "assistiu a um programa de televisãoaté terminar a dose", acrescentou.

O porta-voz disse que, a princípio, Lugo deve retornar ao Paraguai no sábado ao meio dia, assim que completar cinco dias de internação no hospital Sírio-Libanês.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,29
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h30

    -0,17
    74.318,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host