UOL Notícias Notícias
 
13/08/2009 - 11h52

Milhares de fiéis rezam na Esplanada das Mesquitas

JERUSALÉM, Israel, 13 Ago 2010 (AFP) -Dezenas de milhares de fiéis muçulmanos rezaram nesta sexta-feira na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, na primeira sexta-feira do Ramadã, sob alta vigilância policial israelense.

A polícia de Israel mobilizou 2.000 oficiais em Jerusalém Oriental, que não precisaram agir, informou um porta-voz, Shmulik Ben Ruby.

"Mobilizamos 2.000 policiais para enfrentar qualquer eventualidade. Não registramos nenhum incidente ao fim da oração", completou, antes de calcular em 80.000 a quantidade de fiéis.

Como em todos os anos, a polícia previu a participação de dezenas de milhares de muçulmanos na oração na mesquita de Al-Aqsa, assim como na esplanada.

De modo geral, Israel proíbe aos palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza o acesso a Jerusalém Oriental, anexada após a conquista em 1967, assim como ao território israelense.

No entanto, alguns palestinos da Cisjordânia ocupada são autorizados a visitar a mesquita de Al-Aqsa por ocasião do mês de jejum muçulmano do Ramadã.

A Esplanada das Mesquitas fica na Cidade Antiga, no setor oriental (árabe) de Jerusalém. No local ficam o Domo da Rocha e a mesquita de Al-Aqsa, terceiro local sagrado do islã, depois de Meca e Medina.

É o local também do templo bíblico destruído no ano 70 pelos romanos e fica no limite com o Muro das Lamentações, principal local de peregrinação judaica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host