UOL Notícias Notícias
 

14/08/2009 - 22h35

Colômbia fecha acordo militar com EUA

BOGOTÁ, Colômbia, 14 Ago 2009 (AFP) - O governo colombiano informou nesta sexta-feira que fechou um acordo de "Cooperação e Assistência Técnica em Defesa e Segurança" com os Estados Unidos, o que permitirá a Washington utilizar bases militares na Colômbia.

"O governo se permite informar que no dia de hoje foram encerradas as negociações do Acordo em Matéria de Cooperação e Assistência Técnica em Defesa e Segurança entre Colômbia e Estados Unidos", destaca um comunicado do ministério colombiano das Relações Exteriores.

"Este acordo reafirma o compromisso das partes na luta contra o narcotráfico e o terrorismo. O texto acertado passará agora por uma revisão técnica pelas instâncias governamentais de cada país, para sua posterior assinatura".

O comandante das Forças Armadas da Colômbia, general Freddy Padilla, havia informado, na semana passada, que o acordo prevê a utilização de sete bases militares no território colombiano por tropas americanas, visando operações contra o narcotráfico e o terrorismo.

O anúncio da negociação do acordo gerou uma viva rejeição por parte dos presidentes de Venezuela, Hugo Chávez, e Equador, Rafael Correa, enquanto outros líderes regionais, como Luiz Inácio Lula da Silva, pediram explicações ao governo em Bogotá.

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, participará da Cúpula extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), prevista para o próximo dia 28 de agosto, na cidade argentina de Bariloche, para esclarecer o acordo.

Nesta sexta-feira, Uribe garantiu que o acordo militar com os Estados Unidos é para "derrotar o terrorismo" e destacou que constitui uma "garantia" para os vizinhos da Colômbia", durante um ato público na cidade de Medellín.

Uribe destacou seu desejo de "recompor" as relações com Venezuela e Equador e afirmou que "a derrota dos terroristas será uma garantia para nossos vizinhos, nossos irmãos" sul-americanos.

"Este acordo com os Estados Unidos precisa ser entendido como um acordo com a Colômbia que vai se projetar sobre todo o continente".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host