UOL Notícias Notícias
 
14/08/2009 - 09h53

Lugo afirma que não vai se abater com câncer

ASSUNÇÃO, 14 Ago 2010 (AFP) -O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou neste sábado que não vai se deixar abater com o câncer que o afeta, ao retornar de São Paulo, onde permaneceu internado por cinco dias e deu início ao tratamento com quimioterapia.

"Não esperem ver um presidente decaído, frágil, e sim alguém que vem renovado em suas energias para avançar sem pausas, sem interrupções, sem descanso pela conquista dos grandes objetivos sociais e políticos traçados", afirmou o chefe de Estado.

Lugo fez a declaração no aeroporto internacional "Silvio Pettirossi", poucos minutos depois de chegar a Assunção em um avião da Força Aérea Brasileira.

Ele foi recebido por muitos funcionários do governo e ainda neste sábado deve comparecer a um evento em sua homenagem.

Os exames realizados no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo confirmaram que Lugo tem um linfoma, um câncer que apareceu nos gânglios da virilha e que se estendeu ao tórax e a uma região óssea da coluna vertebral.

"Que ninguém se deixe abater porque há muito por fazer. O tempo da mudança não para no Paraguai", disse o governante em tom otimista, antes de agradecer o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos médicos brasileiros que o atenderam, assim como a todos que manifestaram solidariedade.

O presidente paraguaio recebeu alta neste sábado do Hospital Sírio-Libanês. Na saída do centro médido afirmou à imprensa que estava "renovado e com uma perspectiva muito alta de recuperação".

"Vamos renovados, com uma perspectiva muito alta de recuperação. Este tratamento durará alguns meses e vamos seguir ao pé da letra para estar bem", afirmou.

Lugo foi internado na terça-feira no Sírio-Libanês para confirmar um diagnóstico de câncer linfático. Os médicos brasileiros confirmaram a "hipótese de comprometimento ósseo" e na quinta-feira o presidente do Paraguai passou pela primeira sessão de quimioterapia.

O presidente de 59 anos, ex-bispo católico, sofre de um linfoma não Hodgkins. O linfoma é um câncer que afeta o sistema linfático, que faz parte do sistema imunológico.

De acordo com os médicos, as próximas cinco sessões devem ser realizadas no Paraguai, mas Lugo retornará a São Paulo após a terceira sessão para uma nova avaliação do tratamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host