UOL Notícias Notícias
 
15/08/2009 - 14h12

Afeganistão apreende 17 toneladas de explosivos procedentes do Paquistão

KANDAHAR, Afeganistão, 15 Ago 2010 (AFP) -A polícia afegã apreendeu neste domingo no sul do país 17 toneladas de explosivos escondidos em recipientes de pintura procedentes do Paquistão.

O caminhão que transportava os explosivos foi parado em Spin Boldak, um posto na fronteira entre Afeganistão e Paquistão. O veículo saíra de Quetta, no território paquistanês.

"Tínhamos informações que nos levaram à descoberta desta importante quantidade de explosivos", declarou o general Shafique Afzalli, comandante da polícia no sul do Afeganistão.

Os explosivos seriam utilizados para a confecção de bombas caseiras, a arma predileta dos talibãs. Estes explosivos, baratos e fáceis de dissimular, são a principal causa de morte entre os civis e as tropas internacionais.

Os serviços secretos paquistaneses (ISI) são acusados pelo Afeganistão de apoiar os talibãs, dando refúgio aos extremistas nas zonas tribais de fronteira, ou de organizar seus ataques para enfraquecer o governo afegão e defender os interesses paquistaneses.

O Paquistão, aliado do regime talibã em Cabul (1996-2001) antes de uma aliança com os Estados Unidos após a queda do governo extremisa em 2001, sempre negou dar apoio aos insurgentes afegãos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host