UOL Notícias Notícias
 

15/08/2009 - 14h44

Sequestradores exigem pagamento de resgate pelo "Arctic Sea"

HELSINQUE, 15 Ago 2009 (AFP) - O armador finlandês do "Arctic Sea", um cargueiro desaparecido desde o fim de julho, recebeu um pedido de pagamento de resgate, informou neste sábado a polícia da Finlândia, sem revelar o valor reclamado.

"Sim, houve um pedido de resgate monetário. O pedido foi dirigido à empresa que é proprietária do navio, Sol Chart Management, na Finlândia", declarou o diretor do Escritório Nacional de Investigações, Jan Nyholm.

Um dos diretores da empresa, Viktor Matveiev, declarara na sexta-feira estar preocupado com a tripulação, mas afirmou não saber o havia acontecido.

O "Arctic Sea", cargueiro com bandeira de Malta e tripulação russa que transportava uma carga de madeira com valor estimado em 1,4 milhão de dólares, desapareceu no fim de julho, depois de ter zarpado da Finlândia com destino a Argélia.

Caso a versão seja confirmada, será uma nova forma de pirataria, em águas europeias.

Fontes militares de Cabo Verde informaram na sexta-feira que o navio foi localizado a 400 milhas náuticas (740 km) das costas de uma das ilhas deste arquipélago africano.

No entanto, neste sábado outra fonte militar destacou que o "Arctic Sea" já se encontra ao sul das ilhas de Cabo Verde.

"O cargueiro pode estar ao sul das ilhas de Cabo Verde porque avança a uma velocidade estimada entre 15 e 20 nós", declarou a fonte, que pediu anonimato.

A Rússia e a Otan acompanham a progressão do navio por satélite e outros meios.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host