UOL Notícias Notícias
 
15/08/2009 - 21h04

Palestinos: avanços para retomada de negociações diretas com Israel

RAMALLAH, Territórios Palestinas, 15 Ago 2010 (AFP) -Os palestinos fizeram progressos em direção à retomada das negociações diretas com Israel, depois de uma reunião com representantes americanos, indicou um porta-voz palestino neste domingo.

"Houve progressos até agora", disse à AFP Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente palestino Mahmud Abbas, após um encontro com enviado americano David Hale em Ramallah.

"A posição oficial palestina será divulgada depois da declaração do Quarteto", acrescentou, referindo-se ao grupo de negociações formado por Estados Unidos, ONU, União Europeia e Rússia.

Já está em discussão um rascunho da declaração - que, de acordo com os palestinos, convidará os dois lados a relançar negociações diretas, além de estabelecer um cronograma para as conversações. O texto também inclui um apelo a Israel para que congele a construção de colônias.

Os palestinos resistiram durante meses às pressões americanas para agendar um encontro entre Abbas e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, argumentando que seu governo de direita não leva a sério a retirada das terras palestinas ocupadas na Guerra dos Seis Dias, em 1967, incluindo Jerusalém Oriental.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host