UOL Notícias Notícias
 
16/08/2009 - 15h13

Forças da Otan matam um líder da Al-Qaeda no Afeganistão

CABUL, 16 Ago 2010 (AFP) -As forças da Otan no Afeganistão anunciaram nesta segunda-feira que mataram o chefe de uma célula da Al-Qaeda que foi detectado por um avião da Aliança no domingo, no momento em que atacava um posto de polícia.

Abu Baqir, apresentado como comandante talibã e um dos chefes da Al-Qaeda, morreu no domingo quando o caminhão em que se encontrava foi alvo de um ataque aéreo na província de Kunduz (norte), reduto dos talibãs, anunciou a Otan, em um comunicado.

No ataque também morreu outro insurgente e outros foram capturados quando se apresentaram num hospital para serem tratados por seus ferimentos, informou o comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf).

O comando da Otan confirmou à AFP que Abu Baqir era membro do Movimento Islâmico do Uzbequistão e que ele foi morto no domingo após um ataque de insurgentes contra um posto da polícia. Um agente morreu no ataque.

O Movimento Islâmico do Uzbequistão, proibido por Tashkent, foi protegido pelos talibãs afegãos quando eles estavam no poder (1996-2001), e atualmente está presente no norte do Afeganistão, perto da fronteira uzbeque.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host