UOL Notícias Notícias
 
17/08/2009 - 18h57

Ex-governador escapa quase ileso do caso da cadeira de Obama

CHICAGO, 17 Ago 2010 (AFP) -O ex-governador de Illinois Rod Blagojevich foi considerado culpado nesta terça-feira de dar depoimento falso ao FBI, mas escapou de outras 23 acusações de corrupção ligadas à suposta venda da cadeira deixada vaga no Senado pelo presidente Barack Obama.

"Esta luta é muito maior do que eu e minha família. Isto é uma luta pela verdadeira liberdade que gozamos como americanos, pelo direito de fazer nosso trabalho...", disse o ex-governador ao final da audiência.

O juiz James Zagel declarou nulo o julgamento sobre 23 acusações, incluindo formação de quadrilha, tentativa de extorsão, fraude e suborno, diante da falta de consenso dos jurados.

Os promotores já anunciaram que tentarão um novo julgamento, enquanto Blagojevich disse que apelará da sentença por mentir ao FBI, que pode lhe custar até cinco anos de prisão.

O julgamento de Blagojevich, 53 anos, rendeu cenas impressionantes pelo tom da linguagem empregada: "Vou te falar, tenho uma puta oportunidade e não vou entregá-la por merda", disse a seu então assistente, Doug Scofield, segundo uma gravação.

Depois de as gravações de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça terem sido divulgadas, o governador foi destituído em 29 de janeiro de 2009 pelos senadores de Illinois.

Blagojevich foi acusado de tentar vender a cadeira no Senado e, segundo a promotoria, usou seu cargo para obter dinheiro, contribuições para sua campanha eleitoral, favores políticos e garantir empregos bem remunerados para ele e sua mulher.

Barack Obama renunciou ao Senado americano depois de ser eleito presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro de 2008. Nesses casos, corresponde ao governador do estado representado pelo senador nomear um substituto até a próxima eleição legislativa.

Cinco governadores de Illinois já foram acusados ou presos por fraudes ou subornos. O republicano George Ryan, predecessor de Blagojevich, cumpre atualmente seis anos e meio de prisão por fraude.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    0,48
    62.964,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host