UOL Notícias Notícias
 
18/08/2009 - 12h13

Angelina Jolie: atriz e embaixadora do Acnur, seduz nos dois papéis

PARIS, 18 Ago 2010 (AFP) -A estrela de Holywood Angelina Jolie, que está em viagem pela Europa para promover seu novo filme, "Salt", no qual interpreta uma espiã, não esquece o papel como embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), com pedidos de ajuda e doações pessoais para ajudar as vítimas das inundações no Paquistão.

A atriz de 34 anos acaba de doar 100.000 dólares para os refugiados do Paquistão, informou à AFP uma fonte do Acnur, durante a pré-estreia do filme em Paris, na noite de terça-feira.

Quase 1.000 pessoas aguardaram a estrela na entrada do cinema Grand Rex, perto da Ópera, para a premiére francesa de "Salt" - na qual Jolie, que encarna Evelyn Salt, uma agente da CIA acusada por um desertor de espionagem em benefício da Rússia, demonstra todo o seu charme e adrenalina.

Os fãs da superestrela a receberam com gritos e aplausos quando ela desceu sorridente de uma limusine, com um vestido curto prata, que brilhava na noite de Paris, e com um coque no cabelo.

"Que sorte que Angelina não sabia que em Paris não é verão", comentou um fã ao admirar as tatuagens nos braços e costas da atriz, que parou por alguns minutos para distribuir autógrafos e tirar fotos.

Em "Salt", uma produção cara de ação dirigida pelo australiano Philippe Noyce - que pensou primeiro em Tom Cruise para o papel de espião -, Jolie parece não ter medo de nada, em meio a tiroteitos, lutas e explosões, além de saltos de caminhões e pontes.

Com a mesma intensidade demonstrada no longa-metragem, ela cumpre o papel de embaixadora da boa vontade do Acnur: já viajou dezenas de vezes por todo o mundo para visitar refugiados de guerras e catástrofes naturais.

Jolie já visitou África, Afeganistão, Iraque, Bósnia, Índia, Paquistão, Camboja, Costa Rica e a Amazônia do Equador, na fronteira com a Colômbia, segundo o organismo da ONU para os refugiados.

O Acnur lembra que foi a atriz que se aproximou, em 2001, da organização, que ajuda a proteger e resolver os problemas dos refugiados de todo o mundo, para oferecer sua ajuda como embaixadora da boa vontade.

Jolie e o marido, o ator Brad Pitt, doaram em 2007 ao Acnur um milhão de dólares para as vítimas do conflito na região sudanesa de Darfur.

No início do ano, o casal doou a mesma quantia para a organização Médicos Sem Fronteiras no Haiti, após o devastador terremoto de 12 de janeiro.

A superestrela viajou para a Europa acompanhada dos gêmeos Vivienne e Knox, de dois anos.

Jolie e sua comitiva deixam Paris nesta quarta-feira com destino à Alemanha, onde a atriz também vai promover "Salt".

Angelina Jolie compareceu à estreia do filme na Rússia, no Japão, e em Los Angeles.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host