UOL Notícias Notícias
 
20/08/2009 - 15h14

Berlusconi aceitará eleições caso perca apoio do Parlamento

ROMA, 20 Ago 2010 (AFP) -O chefe do governo italiano Silvio Berlusconi anunciou nesta sexta-feira que aceitará eleições antecipadas em dezembro caso perca o apoio do Parlamento.

"Se não contarmos com o apoio da maioria (do Parlamento) não resta outra alternativa a não ser aceitar as eleições, porque passar desse prazo repercutiria negativamente sobre o país", declarou Berlusconi no fim de uma longa reunião de mais de seis horas com dirigentes de seu partido Povo da Liberdade (PDL).

Depois da ruptura em julho passado com seu aliado Gianfranco Fini, atual presidente da Câmara dos Deputados, reina um clima de incerteza política na Itália, o que abalou a imagem do magnata chefe de governo, defensor até agora da estabilidade.

Depois de 17 anos de aliança, Fini retirou seu apoio à coalizão, fazendo com que Berlusconi perdesse a maioria absoluta na Câmara dos Deputados.

Para sair do atoleiro, Berlusconi propôs submeter um novo programa de governo ao Parlamento, de forma a resolver o confronto político e assim poder governar até 2013.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host