UOL Notícias Notícias
 

21/08/2009 - 21h55

Afeganistão: G8 pede 'paciência e contenção' a espera de resultados

ROMA, Itália, 22 Ago 2009 (AFP) - Os ministros das Relações Exteriores do G8 pediram nesta sexta-feira a "todas as partes" no Afeganistão "paciência e contenção" a espera dos resultados oficiais das eleições, em uma mensagem publicada em Roma.

"Solicitamos a todas as partes que tenham paciência e contenção, e que esperem o anúncio oficial dos resultados eleitorais", escreveram os chefes da diplomacia de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia.

Um dia após as eleições de quinta-feira, os dois principais candidatos à presidência afegã, o atual presidente, Hamid Karzai, e seu ex-ministro das Relações Exteriores, Abdullah Abdullah, se proclamaram vencedores.

"Temos confiança no fato de que os afegãos continuarão trabalhando juntos no interesse de seu país".

"O G8 dará seu apoio ao novo presidente e aos conselheiros provinciais, assim que eleitos, em seus esforços para garantir a segurança, a justiça, o bom governo e as oportunidades econômicas para a população", destacaram os ministros.

No mesmo comunicado, o G8 "condena as tentativas, por grupos de insurgentes, de intimidar os eleitores e de perturbar a eleição" e destaca "a coragem admirável e a determinação do povo afegão, que ignorou estas ameaças e exerceu seu direito de escolher seus representantes".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host