UOL Notícias Notícias
 
22/08/2009 - 12h24 / Atualizada 22/08/2010 - 10h15

Ahmadinejad apresenta o primeiro bombardeiro iraniano teleguiado

TEHERÁN, Irão, 22 Ago 2010 (AFP) -O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad apresentou neste domingo o primeiro avião não-tripulado iraniano capaz de lançar diferentes tipos de bombas, informou a televisão estatal.

Segundo a televisão, que mostrou imagens do bombardeiro teleguiado, batizado Karrar (atacante, em persa), o aparelho é dotado de um motor turbo e pode levar tipos diferentes de bombas.

O aparelho foi apresentado como o primeiro "avião sem piloto portador de bombas produzido pelo Irã e capaz de percorrer longas distâncias em grande velocidade".

"Karrar é o símbolo do progresso da indústria de defesa do Irã", segundo o ministro da Defesa, o general Ahmad Vahidi, citado no site da televisão.

Vahidi acrescentou que Karrar tem um alcance de 1.000 km.

Segundo a televisão estatal, "Karrar pode chegar a uma velocidade de 900 km/h e alcançar um objetivo a 1.000 km de distância".

Pode levar quatro mísseis invisíveis aos radares e duas bmobas de mais de 110 kg, segundo a mesma fonte.

"Além do avião não-tripulado apresentado hoje pelo presidente, a República Islâmica do Irã possui outros aparelhos teleguiados que também têm um alcance de 1.000 km", declarou Vahidi, citado pela agência Fars.

"O Irã nunca teve a intenção de atacar outro país", afirmou o ministro, acrescentando que Teerã deve, no entanto, "reforçar sua capacidade de defes apra dissuadir os inimigos de qualquer tentativa de agressão".

Karrar foi apresentado dois dias depois de ser realizado com êxito o teste d míssil terra-terra Qiam, apresentado como "um projétil com aspectos técnicos novos e uma capacidade tática única".

O Irã prevê, por outra parte, inaugurar nos próximos dias duas linhas de produção de lanchas rápidas Seraj e Zolfagar, equipadas con lança-mísseis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host