UOL Notícias Notícias
 

25/08/2009 - 15h34

Chávez viaja a Trípoli para o 40º aniversário da chegada de Khadafi ao poder

CARACAS, Venezuela, 25 Ago 2009 (AFP) - O presidente venezuelano viajará para Trípoli no próximo dia 1o. de setembro para participar na reunião de cúpula extraordinária da União Africana e para comemorar os 40 anos da chegada ao poder do líder líbio Muammar Khadafi.

"Fui convidado para a Cúpula Africana na Líbia. Vão todos os presidentes para uma reunião extraordinária para comemorar o 40º aniversário da revolução líbia. Com quarenta anos de Khadafi à frente dela", declarou Chávez em um ato público.

Segundo o presidente venezuelano, desde 1969 Khadafi é atacado "pelo império americano por não querer se subordinar a ele".

"Os ianques quiseram matá-lo várias vezes", assegurou.

Chavéz também disse que Caracas será sede de uma cúpula de presidentes da África e América do Sul provavelmente no final de setembro, mas a data ainda vai ser confirmada.

Chávez também deve viajar à Rússia, Belarrus e Irã.

A cúpula extraordinária da União Africana (UA), presidida pela Líbia, será realizada em 31 de agosto e terá como temas centrais os conflitos em Darfur e Somália. Um dia depois, vão comemorar os 40 anos de Khadafi no poder com um desfile militar.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h32

    -0,63
    63.681,10
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host