UOL Notícias Notícias
 

03/10/2009 - 16h56

Paris e Londres doarão US$ 4 bilhões para países pobres

ESTAMBUL, Turquia, 3 Out 2009 (AFP) - França e Grã-Bretanha anunciaram neste sábado, em Istambul, sua decisão de conceder 4 bilhões de dólares aos países pobres.

"É uma quantia reduzida em comparação com as necessidades que se aproximam mais dos 17 bilhões de dólares, mas se trata de um compromisso importante", declarou a ministra da Economia francesa, Christine Lagarde.

Paris e Londres decidiram dedicar aos países mais pobres uma parte da quantia dos Direitos Especiais de Giro (DEG) que receberam em função do aumento geral dos DEG de 250 bilhões de dólares, decidido na cúpula do G20 de Londres em abril, afirma um comunicado conjunto.

Os DEG, uma unidade de conta do Fundo Monetário Internacional (FMI), se baseiam numa cesta de moedas fomada pelo dólar, euro, libra esterlina e o iene.

A redistribuição dos DEG para injetar liquidez no sistema financeiro, decidida no G20 de Londres, beneficiou os 186 Estados ou territórios membros da organização monetária multinacional.

A divisão se fez de acordo com a cota de cada Estado membro do FMI, que, por sua vez, depende de seu peso relativo na economia mundial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host