UOL Notícias Notícias
 

22/10/2009 - 14h29

Biden recebe apoio da Romênia para novo escudo antimísseis dos EUA

BUCARESTE, Romênia, 22 Out 2009 (AFP) - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, obteve nesta quinta-feira o apoio da Romênia ao novo projeto de escudos americano, depois de, na véspera, a Polônia ter se declarado disposta a participar no projeto de defesa.

Washington recebe estas manifestações de apoio na véspera de uma reunião da Otan, nesta sexta na Eslováquia, na qual o secretário americano da Defesa, Robert Gates, deve expor a seus colegas da Aliança Atlântica os motivos e as consequências desta mudança de estratégia na defesa antimísseis.

"Agradecemos a aceita da Romênia da nova arquitetura de defesa antimísseis", afirmou Biden ao término de uma reunião com o presidente romeno Traian Basescu.

Na véspera, a Polônia se disse disposta a participar no novo projeto de escudo antimísseis americano na Europa Central depois que Washington abandonou o sistema de defesa da administração americana precedente.

"A Polônia considera muito interessante e necessário este conceito, este projeto denominado SM3, de uma nova configuraçao da defesa antimísseis", declarou o primeiro-ministro polonês Donald Tusk em coletiva conjunta com Biden, em Varsóvia.

Gates anunciou em setembro que Washington pretende posicionar um novo sistema antimísseis SM3 na Polônia e na República Tcheca em 2015, depois que o governo de Barack Obama decidiu abandonar un projeto da administração de George Bush ao qual a Rússia se opunha com firmeza.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host