UOL Notícias Notícias
 
03/11/2009 - 13h30

Grécia: não há vínculos de pacotes-bomba com grupo terrorista internacional

ATENAS, 3 Nov 2010 (AFP) -Os envios de pacotes-bombas na segunda e terça-feira a partir de Atenas não têm qualquer vínculo com um grupo terrorista internacional organizado, declarou nesta quarta-feira à imprensa o ministro grego das Relações Exteriores, Dimitris Droutsas.

"Todas as provas de que até agora dispomos demonstram claramente que esses incidentes não têm qualquer vínculo com qualquer grupo terrorista internacional organizado", declarou o ministro.

A polícia grega procurava nesta quarta-feira as pessoas responsáveis pelo envio de 13 pacotes com explosivos às autoridades estrangeiras descobertos desde segunda-feira, incluindo Alemanha e Itália, supostamente ligados ao movimento anarquista local.

A polícia divulgou as fotografias de cinco homens com idades entre 21 e 30 anos, que são procurados desde o fim de 2009 por ligação com o grupo anarquista "Conspiração das células de fogo".

A pista do grupo no caso dos pacotes-bomba enviados ao presidente da França, Nicolas Sarkozy, à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e ao primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, assim como a uma série de embaixadas em Atenas, surgiu na segunda-feira com a detenção de dois suspeitos, que haviam acabado de deixar pacotes em agências de entrega rápida em Atenas.

Alertadas pela explosão acidental na segunda-feira de um dos pacotes, as autoridades gregas conseguiram localizar a maioria dos artefatos, apesar de um pacote-bomba ter chegado à sede da chancelaria alemã, onde foi neutralizado pela segurança de Merkel.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host