UOL Notícias Notícias
 
30/11/2009 - 19h43

Haiti: partido governante admite possível derrota eleitoral

PORTO PRÍNCIPE, 30 Nov 2010 (AFP) -O senador Joseph Lambert, do partido do presidente do Haiti, René Preval, admitiu nesta terça-feira que sua chapa pode ter perdido as eleições presidenciais e legislativas realizadas domingo, e afirmou estar disposto a "aceitar a alternância democrática".

"Somos democratas convencidos. (O partido) Inité, que significa Unidade, está disposto a aceitar a alternância do poder, declarou à imprensa. O senador Joseph Lambert é coordenador do partido governista.

As eleições de domingo deram lugar a incidentes que terminaram com dois mortos e dez feridos em todo o país. A maioria dos 18 candidatos presidenciais pede a anulação do pleito, alegando fraudes em benefício do candidato da Inité, Jude Célestin.

Mas dois dos favoritos nas pesquisas, Mirlande Manigat e o cantor Michel Martelly, que a princípio exigiram a anulação das eleições, mudaram de posição na segunda-feira e agora apoiam o processo eleitoral.

A nova posição de Manigat e Martelly indica que ambos acreditam na possibilidade de passar ao segundo turno, previsto para 16 de janeiro.

O Conselho eleitoral haitiano prometeu publicar os resultados antes do dia 5 de dezembro.

"Esperamos a publicação dos resultados para, eventualmente, recorrer às instâncias eleitorais", declarou Lambert, que acusou os partidários da anulação de "organizar um golpe de Estado eleitoral".

Observadores americanos qualificaram as eleições haitianas de "farsa evidente", e França e Canadá manifestaram sua "preocupação" com a legitimidade da votação.

Já o chefe da missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) e dos países do Mercado Comum do Caribe (Caricom), Colin Granderson, estimou que as eleições foram válidas, apesar das "irregularidades".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host