UOL Notícias Notícias
 

04/12/2009 - 21h33

EUA pagará sua parte aos pobres contra mudança climática

WASHINGTON, 4 dez 2009 (AFP) - Os Estados Unidos estão dispostos a pagar "sua justa parte" no plano anual de 10 bilhões de dólares para ajudar os países pobres a lutar contra o aquecimento global, informou a Casa Branca nesta sexta-feira.

"Está se formando um consenso para considerar que um dos elementos centrais do acordo de Copenhague deverá ser a mobilização de 10 bilhões de dólares ao ano a partir de 2012" em benefício dos países pobres, disse o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs.

"Os Estados Unidos pagarão sua parte justa deste valor e outros países também farão esforços importantes".

Gibbs confirmou que o presidente americano, Barack Obama, mudou seus planos e irá ao encerramento da Cúpula de Copenhagen sobre o clima, em 18 de dezembro, e não na abertura, como estava previsto.

"O presidente acredita que a liderança americana pode ser mais produtiva através de sua participação no fim da conferência de Copenhague".

"Ainda há questões enormes que precisam ser negociadas para que se chegue a um acordo, mas esta decisão reflete o compromisso do presidente em fazer tudo o que puder para buscar um resultado positivo", concluiu o porta-voz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host