UOL Notícias Notícias
 

06/12/2009 - 21h30

Os dois candidatos clamam vitória na eleição presidencial romena

BUCARESTE, 6 dez 2009 (AFP) - Os dois candidatos ao segundo turno da eleição presidencial romena, o atual presidente de centro-direita Traian Basescu e o social-democrata Mircea Geoana, clamaram vitória neste domingo apenas encerrada a votação.

No entanto, três de quatro pesquisas de boca de urna davam a vitória a Geoana. E uma, apenas, realizada pelo insituto CSOP, dava empate entre os dois candidatos.

Pelas duas outras, Geoana tinha uma diferença de 1,6 e 3,2 pontos do adversário.

Os dois candidatos obtiveram resultados bem próximos no primeiro turno (32,44% para Basescu e 31,15% para seu rival).

As mesas de votação para o segundo turno das eleições presidenciais da Romênia, que tenta sair de uma crise política e de uma profunda recessão, foram abertas às 07H00 (05H00 GMT) deste domingo, com a convocação de 18 milhões de eleitores.

Seja como for, a tarefa do próximo chefe de Estado será difícil. Depois de um período de euforia econômica, com taxas de crescimento de 5% e até 8% em meados dos anos 2000, a Romênia desperta agora com uma forte ressaca: nos nove primeiros meses de 2009, o país registrou uma recessão de 7,4% .

Ao mesmo tempo, o desemprego se agravou, chegando a 7,1%, e a válvula de escape da imigração continua funcionando: 2,5 milhões de romenos vivem atualmente no exterior.

A Romênia evitou a bancarrota graças a um empréstimo de 20 bilhões de euros concedido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pela União Europeia (UE) e pelo Banco Mundial.

Mas este recurso de urgência pode não dar conta do problema, já que o FMI e a UE decidiram suspender em novembro a terceira parcela do empréstimo, esperando pela formação do novo governo.

A razão desta suspensão é que, desde a queda da coalizão formada pelo Partido Social-Democrata (PSD) de Geoana e pelo Partido Democrata Liberal (PDL) de Basescu, em 1º de outubro, a Romênia é governada por executivo interino.

Se eleito, Geoana promete concluir a formação do novo governo antes do Natal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host