UOL Notícias Notícias
 
08/12/2009 - 14h27

Irã canta vitória depois da reunião sobre tema nuclear em Genebra

TEERÃ, 8 dez 2010 (AFP) -O Irã cantou vitória nesta quarta-feira depois da primeira rodada de discussões nucleares com as grandes potências em Genebra, reafirmando sua determinação de não ceder em seus 'direitos nucleares' e oferecendo, ao mesmo tempo, cooperação aos ocidentais.

As grandes potências se dobraram às condições de Teerã, afirmou nesta quarta-feira o negociador iraniano Said Jalili.

"Começaram as negociações de seu ponto de vista, mas o Irã lhes disse que as discussões tinham que seguir de acordo com suas condições. As potências mudaram seriamente sua posição", declarou Jalili.

"Depois que o Irã insistiu e argumentou, eles aceitaram que o próximo encontro em Istambul se centre na cooperação e pontos em comum entre as duas partes e não apenas no tema nuclear, como eles pensavam", destacou.

As discussões sobre o tema nuclear entre o Grupo dos 5+1 e o Irã, que terminaram na terça-feira, em Genebra depois de dois dias de reuniões, serão retomadas no final de janeiro em Istambul para discutir a cooperação e encontrar pontos em comum.

As discussões entre a chefe da diplomacia europeia, a britânica Catherine Ashton, que cumpriu um papel de mediadora, o negociador do Irã, Said Jalili, e os chefes das delegações do Grupo dos 5+1 concluíram nesta terça-feira depois de terem sido interrompidas durante 14 meses.

As negociações serão retomadas "no fim de janeiro em Istambul", para discutir "a cooperação e encontrar pontos em comum", indicou Jalili à AFP.

O Grupo dos 5+1 é integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China - e pela Alemanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host