UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 19h41

Chile encerra a campanha com ar triunfal da direita

SANTIAGO, 10 dez 2009 (AFP) - O candidato da direita, Sebastián Piñera, estimulado por uma cômoda vantagem a três dias da eleição presidencial chilena, encerra a campanha com um grande ato em Santiago, em contraste com os adversários - o governista Eduardo Frei, e o dissidente Marco Enríquez - que preferiram realizar comícios menores, no interior do país.

Piñera, um empresário milionário de 60 anos, chega ao final da campanha com o impulso dado à sua candidatura por uma enquete do privado Centro de Estudos da Realidade Contemporânea (CERC); numa projeção para o pleito, deste domingo, ele possui 44,1% das intenções de voto contra 31% dados a Frei e 17% a Enríquez Ominami.

Piñera encerra a campanha com um comício em pleno centro de Santiago, no mesmo local utilizado há quatro anos pela presidente Michelle Bachelet.

Frei, candidato da governista Concertación, a coalizão de governo, optou pela realização de atos menores; o último, nesta quinta-feira, será em Concepción, 500 km a sudoeste do Chile.

Enríquez, dissidente do governismo, encerrará a campanha na cidade de La Calera, centro do país, onde iniciou sua atividade política.

Enríquez Ominami, de 36 anos, diz que sua candidatura "é a única capaz de derrotar Sebastián Piñera com ideias, convicções e sonhs"; Frei diz que "ouve a mensagem do povo com humildade".

"Não podemos deixar que as conquistas alcançadas se transformem em cinzas pela imprudência, a improvisação ou a cobiça", acrescentou, em clara alusão aos 20 anos da coalizão no poder depois do fim da ditadura de Augusto Pinochet.

Frei, de 67 anos, que foi presidente (1994-2000), aposta numa virada da tendência no segundo turno. Amplamente apoiada pela presidente Bachelet, sua candidatura não parece, no entanto, despertar maior entusiasmo.

O segundo turno será no dia 17 de janeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host