UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 00h02

EUA 'perde guerra afegã', segundo ex-assessor de Obama

WASHINGTON, 9 dez 2009 (AFP) - Os Estados Unidos "estão perdendo a guerra no Afeganistão, se já não perderam", advertiu nesta quarta-feira Bruce Riedel, ex-conselheiro do presidente Barack Obama para a região.

Após 30 anos na agência central de inteligência (CIA) e de trabalhar na campanha de Obama à presidência, Riedel dirigiu, no início de 2009, uma equipe de especialistas que revisou a estratégia americana para o Paquistão e o Afeganistão, o que permitiu ao presidente decidir o número de tropas adicionais para reforçar a campanha afegã.

"Todos os indícios e todas as estatísticas mostram que a dinâmica está hoje inteiramente a favor dos talibãs", disse Riedel durante um debate organizado em Washington pela Fundação Jamestown.

"O presidente Obama herdou, em janeiro de 2009, um desastre no Paquistão e no Afeganistão (...) e as coisas pioraram nos últimos dez meses. Uma guerra que começou em 2001 com notável sucesso (...) degenerou".

"Durante muitos anos, a administração precedente (de George W. Bush) não fez nada" sobre isto.

Riedel disse que a situação no Afeganistão é difícil, "mas tudo não está perdido (...) porque ainda não é uma rebelião nacional, e sim uma revolta da minoria pashtun".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host