UOL Notícias Notícias
 
10/12/2009 - 19h09

Conselho de Segurança da ONU inquieto por fraude no Haiti

NOVA YORK, 10 dez 2010 (AFP) -O Conselho de Segurança da ONU expressou nesta sexta-feira sua "inquietação" com "as alegações de fraude" nas eleições do Haiti e convocou todos os atores políticos e seus seguidores à calma.

Os membros do Conselho de Segurança "ressaltam sua inquietação em relação às alegações de fraude e expressam seu forte compromisso em apoiar eleições livres e honestas, e pedem a todos os atores que trabalhem para garantir que a vontade popular seja respeitada", disse sua presidente em dezembro, a embaixadora americana Susan Rice, em uma coletiva de imprensa.

Os membros do Conselho "convocam todos os candidatos, seus seguidores, os partidos políticos e os atores políticos a se manter calmos, se abster da violência" e "resolver qualquer disputa eleitoral por mecanismos legais", acrescentou.

O candidato governista, Jude Celestin, terminou em segundo lugar o primeiro turno, de acordo com os resultados anunciados na terça-feira, deixando fora do segundo turno o opositor Michel Martelly, apesar da informação parcial prévia ter mostrado exatamente o contrário.

A divulgação desses resultados estimularam protestos violentos no Haiti, com vários mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h09

    -0,10
    3,133
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h16

    0,53
    76.379,51
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host