UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 21h34

Kerry afirma que Senado está alinhado com Obama sobre clima

WASHINGTON, 10 dez 2009 (AFP) - O Senado dos Estados Unidos está alinhado com o presidente Barack Obama sobre as medidas a adotar para se enfrentar a mudança climática, revelou nesta quinta-feira o senador John Kerry, tentando demonstrar o compromisso do país com o sucesso da Cúpula que é celebrada em Copenhague.

O Senado ainda deve concluir os planos para o primeiro corte nacional de emissões de carbono, um dos responsáveis pelo aquecimento global, mas Kerry fez um resumo do que espera ver transformado em lei.

"É algo que revela a nossos companheiros em Copenhague que estamos levando esta questão a sério", disse Kerry à imprensa.

Um rascunho analisado no Senado prevê que a maior economia do mundo reduzirá suas emissões de carbono em 17% até 2020, em comparação aos níveis de 2005, um índice um pouco menos ambicioso que o projeto de lei inicial, mas alinhado às metas de Obama para as negociações em Copenhague e com o texto aprovado na Câmara de Representantes.

Com a intenção de atrair os senadores republicanos, o projeto também propõe o fomento da energia nuclear nos Estados Unidos, como defendia a administração de George W. Bush, mas que gera críticas entre os ambientalistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h29

    -0,56
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h34

    0,08
    75.662,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host