UOL Notícias Notícias
 

10/12/2009 - 14h29

Presidência da UE adverte que a situação da Grécia é muito séria

BRUXELAS, 10 dez 2009 (AFP) - A situação das finanças públicas da Grécia é "muito séria", afirmou nesta quinta-feira a ministra de Assuntos Europeus, Cecilia Malmstr¶m, da Suécia - país que preside atualmente a União Europeia (UE), reforçando a preocupação crescente entre os membros do bloco.

"Apesar de não estar formalmente na agenda da cúpula de líderes europeus que começa nesta quinta-feira em Bruxelas, suponho que os chefes de Governo abordarão a questão informalmente, porque a situação na Grécia é muito séria", afirmou Malmstr¶m.

"Evidentemente estamos preocupados. É uma situação difícil que requer tempo, coragem política e várias reformas", disse a ministra.

"Somos uma família de Estados membros da UE, tentamos nos apoiar uns nos outros", disse.

O primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, indicou um pouco mais tarde que o que acontece na Grécia é evidentemente problemático, mas basicamente é um problema doméstico que requer soluções domésticas.

As agências de classificação de risco rebaixaram ou colocaram sob vigilância negativa esta semana as notas da dívida da Grécia, cujos déficit deve chegar a 12,7% do PIB, em 2009, e a dívida pública, a 113% do PIB.

As preocupações em torno da economia grega fizeram as taxas de câmbio do euro e as bolsas européias caírem esta semana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h20

    -0,56
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h21

    -0,52
    75.214,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host