UOL Notícias Notícias
 
13/12/2009 - 14h54

Suposto terrorista de Estocolmo pode ter sido autor de ameaças

ESTOCOLMO, 13 dez 2010 (AFP) -Os serviços secretos suecos (Sapo) informaram nesta segunda-feira que o autor da mensagem com ameaças recebida pouco minutos antes do atentado em Estocolmo no sábado pode ser o homem encontrado morto no local da segunda explosão.

"Temos um arquivo de áudio e acreditamos que se trata da mesma pessoa", declarou a uma rádio sueca uma analista da Sapo, Malena Rembe.

Duas explosões quase simultâneas aconteceram na tarde de sábado em um bairro comercial de muito movimento do centro de Estocolmo, deixando um morto, o suposto homem-bomba, e dois feridos.

As autoridades suecas ainda não revelaram oficialmente a identidade do suposto terrorista.

Mas segundo a imprensa e o centro americano de vigilância dos sites islamitas (SITE) se trata de Taymur Abdel Wahab, cuja identidade foi revelada pelo portal islâmico Shumukh al-Islam, que publicou uma série de fotografias do homem.

Pouco antes das explosões, a Sapo e a agência de notícias sueca TT receberam um e-mail cujo autor não foi identificado e que anunciava "ações de represália à guerra contra o islã" efetuada pela Suécia, em particular no Afeganistão.

A Suécia tem 500 soldados no Afeganistão.

O mandato desta força deve ser renovado em 1º de janeiro de 2011 pelo Parlamento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h59

    -0,23
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h09

    -0,28
    75.763,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host