UOL Notícias Notícias
 
14/12/2009 - 09h30

Berlusconi recebe a confiança do Senado

ROMA, 14 dez 2010 (AFP) -O governo italiano de Silvio Berlusconi obteve nesta terça-feira, como estava previsto, a confiança do Senado com 162 votos a favor de um total de 308, graças aos votos de seu principal aliado Liga Norte e pouco antes de uma votação de resultado incerto na Câmara dos Deputados.

O resultado no Senado não gerava preocupação ao governo de direita, no poder desde 2008, que joga sua sobrevivência na Câmara dos Deputados, onde 35 parlamentares dissidentes dirigidos por seu ex-aliado Gianfranco Fini se comprometeram a deixar Berlusconi em minoria na votação de uma moção de censura apresentada por políticos de centro.

Outra moção similar foi apresentada pela oposição de esquerda.

A votação dos deputados ligados a Fini será vital para a sobrevivência do governo de direita liderado pelo magnata das comunicações.

Com ausências e abstenções em jogo, o resultado da votação é incerta e Berlusconi pode ser derrotado por apenas um voto, segundo analistas.

Se Berlusconi for derrotado terá que renunciar ao cargo, como estabelecem as normas da República Parlamentar, e o presidente da República, Giorgio Napolitano, abrirá uma fase de consultas para tentar formar um novo governo ou dissolverá o Parlamento e convocar eleições antecipadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host