UOL Notícias Notícias
 

14/12/2009 - 14h37

EUA anunciam plano de US$ 350 milhões para energia limpa em países pobres

COPENHAGUE, 14 dez 2009 (AFP) - O secretario americano de Energia, Steven Chu, anunciou nesta segunda-feira, na Cúpula Mundial do Clima, um plano quinquenal de 350 milhões de dólares, financiado por países industrializados, para promover as energias limpas nos países em desenvolvimento.

Batizado de "Climate REDI", esta iniciativa permitirá "acelerar o desenvolvimento de energias renováveis e das tecnologias que melhorem a eficiência energética nesses países.

O plano visa a quatro grandes eixos: o desenvolvimento da energia solar doméstica para os lares que não tiverem acesso às redes elétricas, a promoção das tecnologias que poupam energa, a criação de uma rede para compartilhar informação sobre energias limpas e a colocação em andamento de um programa de assistência para promoção destas tecnologias nos países em desenvolvimento.

Os fundos serão entregues pelo Foro das Grandes Economias sobre a Energia e Clima (MEF), que agrupa a 17 potências econômicas. Os Estados Unidos se comprometeram em transferir por sua conta 85 milhões de dólares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host