UOL Notícias Notícias
 
14/12/2009 - 11h19

Para Seul, Pyongyang possui outras usinas de enriquecimento

SEUL, 14 dez 2010 (AFP) -O ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Kim Sung-Hwan, estimou nesta terça-feira que a Coreia do Norte provavelmente possui em seu território outras usinas de enriquecimento de urânio, além da que foi revelada ao mundo em novembro.

Na ocasião, a Coreia do Norte havia convidado especialista americano para visitar a usina de Yongbyon, uma grande usina de enriquecimento de urânio com mais de mil centrífugas.

Em Seul e Washington, acredita-se que os norte-coreanos tenham até três ou quatro usinas além de Yongbyon, afirmou nesta terça-feira a revista Chosun Ilbo, que cita fontes sul-coreanas dos serviços secretos.

"O artigo é baseado em informações dos serviços secretos e só quero dizer que acompanhamos o caso já há um bom tempo", declarou o ministro das Relações Exteriores, Kim Sung-Hwan.

"Do meu ponto de vista, é muito provável que exista outra usina de enriquecimento de urânio mantida em segredo", indicou a revista, especializada em temas das Relações Exteriores.

Na segunda-feira, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, declarou-se "profundamente preocupado" com as capacidades industriais de enriquecimento de urânio da Coreia do Norte e pediu a retomada das negociações entre das principais potências sobre a questão nuclear norte-coreana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host