UOL Notícias Notícias
 
16/12/2009 - 15h12

Richardson chega a Pyongyang no dia do anúncio de exercícios sul-coreanos

PEQUIM, 16 dez 2010 (AFP) -O governador americano Bill Richardson iniciou nesta quinta-feira uma visita particular à Coreia do Norte para tentar reduzir a tensão na zona, ao mesmo tempo em que a Coreia do Sul anunciou manobras com disparos reais em uma ilha recentemente bombardeada por seu vizinho comunista.

"Vamos à Coreia do Norte com a esperança de levar a paz", declarou o governador do Novo México, ex-embaixador ante a ONU e ex-secretário do Comérico do presidente democrata Bill Clinton, em declarações à imprensa no aeroporto de Pequim antes de sua partida.

Nesta quinta, a Coreia do Sul anunciou vai executar exercícios de artilharia com disparos reais sobre a ilha de Yeonpyeong, que foi bombardeada no fim de novembro pelos norte-coreanos em uma zona disputada do Mar Amarelo.

As manobras acontecerão entre sábado e a próxima terça-feira em função das condições meteorológicas, destacou o Estado-Maior sul-coreano.

Estes serão os primeiros exercícios na ilha desde esta foi bombardeada pelos norte-coreanos em 23 de novembro, con um saldo de quatro mortos e 18 feridos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    0,26
    3,275
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h47

    1,71
    63.731,69
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host