UOL Notícias Notícias
 

17/12/2009 - 15h46

Ahmadinejad defende energia nuclear e critica EUA em Copenhague

COPENHAGUE, 17 dez 2009 (AFP) - O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, criticou a dependência dos Estados Unidos em petróleo e defendeu o direito de todos os países utilizarem as "energias limpas e sustentáveis", entre as quais a nuclear, nesta quinta-feira, durante a conferência sobre o clima em Copenhague.

"Por cerca de um século, o petróleo foi o elemento central e estratégico da política externa de segurança dos Estados Unidos", declarou Ahmadinejad em discurso no plenário da conferência.

"Durante este período, as regiões do mundo ricas em petróleo tornaram-se cenários de guerras e ações militares que levaram a uma dominação estrangeira de suas fontes de energia", prosseguiu.

Segundo o dirigente, os Estados Unidos representam apenas 5% da população mundial mas consomem 25% das reservas mundiais de petróleo e de energia de um modo geral.

"Quase 40% de todos os veículos motorizados do mundo andam neste país que controla as riquezas de petróleo em outros países", disse Ahmadinejad, segundo a tradução oficial de seu discurso fornecida pela ONU.

Esta crítica aos Estados Unidos foi o ponto culminante de um discurso durante o qual o presidente iraniano culpou o capitalismo e a exploração desenfreada dos combustíveis fósseis baratos pelo aquecimento global.

Segundo Ahmadinejad, a solução é a utilização por "todos os países" das energias limpas, sobretudo a nuclear.

"Todos os países têm que ter acesso às novas tecnologias para diversificar suas fontes de energia e poder utilizar energias limpas e sustentáveis como o vento, o sol, as marés, a geotermia e a energia nuclear", declarou Ahmadinejad, em meio a ameaças de novas sanções internacionais contra seu país devido à política nuclear.

O presidente iraniano sugeriu que o ano de 2011 seja designado como "o ano da mudança dos modelos de consumo e da redução das poluições no mundo".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h49

    0,39
    3,170
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h51

    0,42
    74.755,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host