UOL Notícias Notícias
 
18/12/2009 - 15h17

Coreias: Conselho de Segurança da ONU se reunirá no domingo

NAções unidas, 18 dez 2010 (AFP) -O Conselho de Segurança da ONU se reunirá no domingo, às 11h00 locais (16H00 GMT, 14h00 de Brasília) para abordar a situação na península coreana, anunciou este sábado um porta-voz da missão americana nas Nações Unidas.

"O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reunirá amanhã (domingo) às 11h00 locais para consultas sobre a Coreia do Norte", disse o porta-voz, sem dar maiores detalhes.

A Rússia, membro permanente do Conselho, havia pedido a convocação de uma reunião de urgência da entidade para discutir o tema que, segundo fontes americanas ocorreria este sábado. Mas, segundo fontes da ONU, as potências ocidentais buscavam fazer consultas antes da celebração da reunião de 15 membros do Conselho.

A Coreia do Norte assegurou este sábado que "se os sul-coreanos se atreverem a realizar os exercícios (militares) e cruzarem a fronteira, a situação na península coreana explodirá e não será possível evitar consequências desastrosas".

A Coreia do Sul prevê realizar manobras militares nos próximos dias na ilha de Yeonpyeong, reivindicada por Pyongyang e situada no Mar Amarelo, que já foi bombardeada no fim de novembro pelo norte, provocando a morte de quatro pessoas, e gerando muita tensão entre os dois países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host