UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 06h43

Líderes mundiais retomam negociações sobre acordo para o clima

COPENHAGUE, 18 dez 2009 (AFP) - Quase 30 chefes de Estado retomaram nesta sexta-feira as negociações na reunião da ONU sobre o clima, em busca de um acordo para um projeto de declaração política que estabeleça as bases de um acordo sobre o clima, informou à AFP um diplomata ocidental.

Durante a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, o grupo restrito de presidentes e altos representantes trabalhou na elaboração de uma "declaração política" que deve servir de introdução aos dois textos do acordo propriamente dito, negociados com a mediação da ONU.

Às 3H00 (0H00 de Brasília), os chefes de Estado e de Governo se retiraram para descansar e foram substituídos na negociações por seus conselheiros, que deveriam apresentar pela manhã um rascunho do texto para a continuidade das discussões.

O grupo restrito está composto por representantes dos países ricos (EUA e vários europeus), das potências emergentes (Brasil, China, Índia) e de países em desenvolvimento.

A declaração deve mencionar a necessidade de limitar o aumento da temperatura no planeta a dois graus Celsius em relação aos níveis pré-industriais. Para alcançar o objetivo é preciso estabelecer metas de redução das emissões de gases que provocam o efeito estufa nos países desenvolvidos a médio prazo (2020) e para o conjunto dos países até 2050.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host