UOL Notícias Notícias
 
18/12/2009 - 14h14

Coreias: Conselho de Segurança deve se reunir nos próximos dias

NOVA YORK, 18 dez 2010 (AFP) -O Conselho de Segurança das Nações Unidas celebrará, provavelmente no domingo ou na segunda-feira, uma reunião para abordar a situação na península da Coreia, informaram este sábado fontes diplomáticas da organização internacional.

A Rússia, membro permanente do Conselho, havia pedido a convocação de uma reunião de urgência da entidade para discutir o tema que, segundo fontes americanas ocorreria este sábado às 18h00 de Brasília (20H00 GMT).

Mas, segundo fontes da ONU, as potências ocidentais buscam fazer consultas antes da celebração da reunião de 15 membros do Conselho.

A Coreia do Norte assegurou este sábado que "se os sul-coreanos se atreverem a realizar os exercícios (militares) e cruzarem a fronteira, a situação na península coreana explodirá e não será possível evitar consequências desastrosas".

A Coreia do Sul prevê realizar manobras militares nos próximos dias na ilha de Yeonpyeong, reivindicada por Pyongyang e situada no Mar Amarelo, que já foi bombardeada no fim de novembro pelo norte, provocando a morte de quatro pessoas, e gerando muita tensão entre os dois países.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,52
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h07

    2,28
    70.199,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host