UOL Notícias Notícias
 

19/12/2009 - 19h24

Otan saúda designação de novo governo no Afeganistão

BRUXELAS, 19 dez 2009 (AFP) - O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, saudou neste sábado a nomeação de um novo governo pelo presidente afegão Hamid Karzai, insistindo na necessidade de ter uma equipe "íntegra" e "profissional" para combater a corrupção.

"Em nome da Otan, saúdo este passo suplementar na formação do novo governo afegão: a nomeação pelo presidente Karzai de uma lista de candidatos aos cargos ministeriais", escreveu Rasmussen em comunicado publicado em Bruxelas, sede da Aliança Atlântica.

"Compartilho o ponto de vista do presidente Karzai de que o povo afegão tem direito a um governo eficiente, caracterizado por integridade e profissionalismo, e saúdo seu compromisso com o combate à corrupção", acrescentou.

A Otan e a Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão (Isaf) "reiteraram e reforçaram seus compromissos e seguirão ajudando o Afeganistão e seu novo governo, principalmente para melhorar a segurança do povo afegão e ajudar o país a assumir uma responsabilidade maior nas questões de segurança", declarou Rasmussen.

A lista dos ministros foi apresentada neste sábado no Parlamento, que terá de votar para aprovar ou rejeitar estas nomeações. A Otan acompanhará de perto este processo, segundo o comunicado.

A composição do governo afegão é caracterizada por um equilíbrio sutil entre as pressões da comunidade internacional para combater a corrupção, que atinge as mais altas esferas do Estado, e a necessidade política de agradar homens influentes que apoiaram a reeleição de Karzai.

Hamid Karzai foi reeleito à presidência do Afeganistão para um novo mandato de cinco anos, em votação marcada por acusações de fraude e pela desistência de seu adversário, Abdullah Abdullah, antes do segundo turno.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host