UOL Notícias Notícias
 

21/12/2009 - 10h05

"O negro está sendo o melhor aluno do branco Bush", diz Evo Morales sobre Obama

Em Madri
O presidente boliviano, Evo Morales, criticou seu colega americano Barack Obama ao compará-lo a seu antecessor, George W. Bush, em uma entrevista ao jornal espanhol El Mundo nesta segunda-feira.

"Acho que o negro está sendo o melhor aluno do branco: Bush. Chego a essa conclusão depois dos meses que Obama tem como presidente", declarou Morales ao falar sobre os Estados Unidos depois de indagado sobre a chamada de atenção feita pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ao governo boliviano por manter relações com o governo do Irã.

"Não vamos permitir paternalismo de nenhum país do mundo. Acabaram as atitudes de caráter colonial, pelo menos enquanto eu for presidente. Hillary Clinton se equivoca ao me advertir, ao me ameaçar, ao me mostrar um cartão amarelo. E agora, com mais força, vamos continuar tendo relações com países revolucionários e anti-imperialistas", afirmou.

Morales disse lamentar que Obama "esteja se desgastando em tão curto tempo".

"Eu poderia dar aulas para ele sobre como melhorar sua imagem e isso trabalhando pela igualdade, pela vida de nossos países. É lamentável que um irmão negro, com seus pais discriminados, como o movimento indígena, faça essa política", afirmou ainda.

"Acho que o negro está sendo o melhor aluno do branco: Bush", concluiu.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host