UOL Notícias Notícias
 
22/12/2009 - 06h46

Coreia do Sul inicia nova série de exercícios militares

SEUL, 22 dez 2010 (AFP) -A Coreia do Sul anunciou nesta quarta-feira uma nova série de manobras militares, três dias depois de ter executado exercícios na ilha bombardeada por Pyongyang em novembro, ataque que deu início à tensão na península coreana.

O Exército anunciou manobras militares, terrestres e aéreas, com uso de munição real, para quinta-feira em uma área próxima da fronteira com a Coreia do Norte.

As manobras, classificadas de 'importantes', acontecerão em Pocheon, 20 km ao sul da fronteira entre as Coreias, segundo o Exército.

Pocheon já foi cenário de vários exercícios militares.

As manobras terão a participação de 800 soldados, além de helicópteros, seis aviões de combate, tanques, mísseis antitanque e lança-foguetes.

O Exército também anunciou o início de manobras navais nesta quarta-feira na costa leste da península coreana, no Mar do Japão, em um exercício que deve durar quatro dias.

Os exercícios acontecem a quase 100 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte, com a presença de seis navios de guerra e helicópteros.

O objetivo das manobras é treinar as tropas para uma resposta em caso de invasão de submarinos ou navios de patrulha da Coreia do Norte em águas sul-coreanas.

"Os exercícios demonstrarão a solidez de nossa preparação militar", declarou o comandante do I Batalhão Armado, Choo Eun-Sik.

"Vamos executar represálias severas caso o Norte se aventure em outro ato de provocação como o bombardeio de Yeonpyeong", acrescentou.

Na segunda-feira, Seul realizou breves exercícios militares com munição real na ilha de Yeonpyeong, apesar das ameaças de graves represálias feitas por Pyongyang. Mas a Coreia do Norte decidiu não responder às manobras.

Em 23 de novembro, a Coreia do Norte bombardeou Yeonpyeong, no primeiro ataque a uma zona habitada por civis desde o fim da Guerra da Coreia (1953). Quatro sul-coreanos morreram, o que gerou uma onda de protestos ao redor do mundo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host