UOL Notícias Notícias
 

22/12/2009 - 09h13

Principais acontecimentos do mês de maio de 2009

RIO, 22 dez 2009 (AFP) - Seguem os principais acontecimentos registrados pela AFP em maio de 2009:

1 Mai

MÉXICO:

Mexicanos paralisam atividades e aumenta risco de pandemia de gripe suína

O México inicia nesta sexta-feira uma paralisação das atividades até segunda-feira para evitar a propagação da gripe suína, que tem até o momento 343 casos confirmados e 15 mortes pelo vírus, aumentando assim o risco de pandemia.

2 Mai

CIDADE DO MÉXICO:

O mundo intensifica medidas contra a gripe A (H1N1)

Os cinco continentes intensificaram neste sábado suas medidas contra a gripe suína, que já deixou 16 mortos no México e um nos Estados Unidos, e se propagou para a Ásia, região traumatizada por recentes epidemias.

4 Mai

GENEBRA, Suíça:

Gripe suína: OMS confirma 1.085 casos, 26 deles mortais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta segunda-feira a existência de 1.085 casos de gripe suína em 21 países de todo o mundo, entre eles 590 casos no México, com 25 mortes, e 286 casos nos Estados Unidos, um deles mortal.

5 Mai

BILGE, Turquia:

Massacre em casamento na Turquia termina com 44 mortos

Homens armados mataram na segunda-feira de maneira brutal 44 pessoas - metade delas mulheres e crianças - durante uma festa de compromisso em um povado curdo do sudeste da Turquia, em um ataque que as autoridades não atribuíram à rebelião curda.

6 Mai

HERAT, Afeganistão:

Mais de 100 afegãos morrem em bombardeio dos EUA antes da reunião Obama-Karzai

Mais de 100 pessoas morreram em um bombardeio norte-americano no Afeganistão, na véspera da reunião desta quarta-feira em Washington entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seus colegas do Afeganistão e do Paquistão para abordar a luta contra os islamitas.

9 Mai

AMÃ, Jordânia:

Bento XVI visita mesquita e alerta para manipulação ideológica da religião

O Papa Bento XVI visitou neste sábado uma das maiores mesquitas da Jordânia, em Amã, e advertiu os muçulmanos para uma manipulação ideológica da religião que, às vezes, pode desencadear a violência, durante o segundo dia de sua peregrinação pelo Oriente Médio.

11 Mai

COLOMBO

ONU anuncia a morte de mais de 100 crianças em banho de sangue no Sri Lanka

Mais de 100 crianças estão entre os civis tâmeis que morreram no que é considerado um banho de sangue no Sri Lanka durante o fim de semana, afirmou o porta-voz da ONU em Colombo, Gordon Weiss.

12 Mai

JERUSALÉM, Israel:

Papa defende em Jerusalém a reconciliação das religiões monoteístas

O Papa Bento XVI clamou nesta terça-feira a superação dos rancores do passado ao visitar locais sagrados judaicos, muçulmanos e cristãos de Jerusalém, epicentro do conflito árabe-israelense, e reiterou o compromisso de trabalhar pela reconciliação da Igreja Católica com os judeus.

13 Mai

BELÉM, Cisjordânia:

Papa defende uma Palestina soberana e o fim do embargo em Gaza

O Papa Bento XVI expressou nesta quarta-feira o apoio a uma pátria soberana dos palestinos, a quem pediu que não cedam à tentação do terrorismo, em um discurso durante a visita a Belém, na Cisjordânia.

15 mai

AEROPORTO DE BEN GURION, Israel:

Papa defende um Estado palestino e denuncia "extermínio nazista"

O Papa Bento XVI defendeu novamente a criação de um Estado palestino e denunciou o "brutal extermínio" dos judeus pelos nazistas, deixando a Terra Santa ao final de uma peregrinação de oito dias.

17 mai

SANAA

Lula defende fortalecimento de laços econômicos com a Arábia Saudita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou neste domingo a evolução das relações entre o Brasil e a Arábia Saudita e defendeu mais intercâmbios e investimentos brasileiros no reino e, em geral, no Oriente Médio.

18 Mai

COLOMBO, Sri Lanka:

Sri Lanka declara vitória final contra a guerrilha dos tigres tâmeis

O Exército do Sri Lanka declarou nesta segunda-feira vitória definitiva no conflito de 26 anos contra os tigres tâmeis e anunciou a morte dos principais chefes desta guerrilha separatista, considerada há alguns anos a mais poderosa do mundo.

20 Mai

MAGETAN, Indonésia:

Acidente com avião militar na Indonésia deixa 97 mortos

Noventa e sete pessoas morreram nesta quarta-feira na queda de um avião militar indonésio de transporte de tropas na ilha de Java, informou a Força Aérea da Indonésia.

21 Mai

NOVA YORK, EUA:

Polícia prende terroristas que planejavam atacar Nova York

Quatro homens foram detidos sob a acusação de planejar ataques terroristas contra objetivos militares e uma sinagoga em Nova York, informou na noite de quarta-feira a promotoria estadual.

23 Mai

SEUL, Coreia do Sul:

Ex-presidente sul-coreano morre em escalada, ao que parece por suicídio

O ex-presidente sul-coreano Roh Moo-Hyun (2003-2008), envolvido em casos de corrupção, morreu neste sábado ao cair de um barranco em uma montanha, incidente que parece ser um suicídio, anunciaram a Polícia e fontes ligadas à vítima.

24 Mai

JERUSALÉM:

Netanyahu menciona pela primeira vez um 'Estado palestino

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mencionou publicamente neste domingo um "Estado palestino" pela primeira vez desde sua eleição, embora tenha expressado "reservas" a respeito, na reunião semanal do Governo.

25 Mai

SEUL, Coreia do Sul:

Coreia do Norte desafia o mundo e anuncia novo teste nuclear

A Coreia do Norte realizou um teste nuclear nesta segunda-feira, que segundo Tóquio pode ter sido até quatro vezes superior ao realizado em 2006, provocando um repúdio internacional e a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU em Nova York.

26 Mai

WASHINGTON:

Obama designa primeira juíz hispânica para Suprema Corte dos EUA

O presidente Barack Obama designou oficialmente nesta terça-feira Sonia Sotomayor como juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, o que fará dela, se o nome for confirmado no Senado, a primeira hispânica a integrar o principal tribunal do país.

27 Mai

SEUL, Coreia do Sul:

Coreia do Norte abandona trégua de 1953 e ameaça Seul com ataque

A Coreia do Norte elevou o tom nesta quarta-feira ao afirmar que o país não está mais sujeito ao armistício de 1953 com a Coreia do Sul e ameaçou o vizinho com um ataque militar, o que representa uma escalada da tensão, dois dias depois do anúncio de seu segundo teste nuclear.

30 Mai

PARIS, França:

Roubo na joalheria Chopard em Paris dá prejuízo de 6 milhões de euros

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host