UOL Notícias Notícias
 
28/12/2009 - 17h45

Um palestino morto na Faixa de Gaza por disparos israelenses

GAZA, 28 dez 2010 (AFP) -Um palestino morreu ao ser atingido por disparos israelenses nesta terça-feira ao sul da Faixa de Gaza, perto da fronteira com Israel, informaram à AFP fontes médicas e outras testemunhas.

Hassan Abou Rouk, 22 anos, foi vítima de estilhaços recebidos no rosto; outros dois palestinos foram baleados no leste da cidade de Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, precisou o porta-voz dos serviços de saúde em território palestino, Adham Abou Selmiya.

Testemunhas contaram à AFP que o jovem pertencia aos Comitês de Resistência Popular, uma organização armada que reúne vários movimentos palestinos.

Em comunicado, o grupo prestou homenagem ao "martírio" de seu combatente num "bombardeio sionista".

Uma porta-voz do exército israelense confirmou à AFP o ataque: "Nossos soldados, apoiados pela aviação, abriram fogo nos membros de uma célula terrorista que se dispunham a colocar um explosivo perto da barreira de segurança", que separa Israel da Faixa de Gaza.

A situação é tensa há uma semana na Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islamita Hamas, onde dois combatentes do movimento radical palestino Jihad islâmica foram mortos por tiros israelenses perto de Khan Yunis.

Desde 1 de dezembro, o exército israelense contabilizou 37 foguetes ou projéteis lançados contra seu território a partir de Gaza. Nesse mesmo período, pelo menos 14 palestinos morreram vítimas de disparos do exército israelense, segundo números da AFP.

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, recomendou segunda-feira "ao Hamas não deixar a situação em torno da Faixa de Gaza se deteriorar".

"Em apenas duas semanas e meia, matamos oito ou nove terroristas", advertiu ele, durante visita a uma usina militar em Haifa (norte).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host