UOL Notícias Notícias
 
29/12/2009 - 11h53

Principais notícias do mês de março de 2010

RIO DE JANEIRO, 29 dez 2010 (AFP) -A seguir os principais acontecimentos noticiados pela AFP durante o mês de março:

dia 6

CIDADE DO VATICANO:

Escândalo de abusos sexuais em coro do irmão do Papa sacode a Igreja

A Igreja Católica enfrenta hoje vários escândalos de abusos sexuais -principalmente em um coro dirigido pelo irmão do Papa Bento XVI- que engrossam uma longa lista de casos de pederastia clerical em diversos países, dos Estados Unidos à Irlanda.

dia 9

JERUSALÉM:

Israel autoriza construção de 1.600 casas em Jerusalém Oriental

Israel aprovou nesta terça-feira a construção de 1.600 novas casas para colonos judeus em Jerusalém Oriental, a parte da cidade de maioria árabe anexada pelo Estado hebreu em 1967, após a Guerra dos Seis dias, anunciou o ministério do Interior. A decisão foi tomada durante a visita realizada pelo vice-presidente americano Joe Biden a Jerusalém, para tentar reativar o processo de paz.

dia 14

KANDAHAR:

Ataques suicidas talibãs deixam 35 mortos no Afeganistão

Uma onda de atentados suicidas reivindicados pelos talibãs deixou pelo menos 35 mortos em Kandahar (sul do Afeganistão), segundo um novo balanço oficial divulgado neste domingo, em um dos maiores ataques coordenados pelos insurgentes islâmicos nos últimos anos.

dia 15

CIDADE DO VATICANO:

Vaticano admite denúncias de abuso sexual no Brasil, país com mais católicos do mundo

O Vaticano reconheceu, nesta terça-feira, a existência de denúncias de abuso sexual de menores no Brasil, admitindo que três sacerdotes brasileiros são suspeitos de molestar menores e, por isto, são investigados pelas autoridades e pela instituição.

dia 19

MOSCOU:

Quarteto pede a Israel suspensão da colonização

O Quarteto para o Oriente Médio, formado por Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU, esforçou-se nesta sexta-feira, em Moscou, para reativar as paralisadas negociações de paz entre Israel e os palestinos, ao exortar o governo de Benjamin Netanyahu a interromper a colonização na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.

WASHINGTON:

General americano culpa soldados gays holandeses por massacre de Srebrenica

O general americano do Corpo de Marines e ex-comandante da Otan, John Shehaan, afirmou, na noite de quinta-feira no Congresso, que a incapacidade de soldados holandeses da Força de Paz da ONU de impedir o massacre de Srebrenica, em 1995, pode ser explicada, em parte, pela presença de homossexuais em suas fileiras.

dia 20

CIDADE DO VATICANO:

Papa expressa sua "vergonha", e anuncia investigação em dioceses e seminários

O Papa Bento XVI expressou a "vergonha" e o "remorso" de toda a Igreja ante o escândalo de pedofilia registrada entre o clero irlandês, anunciando iniciativas em favor "da cura e de uma renovação", segundo sua carta enviada aos católicos da Irlanda, publicada neste sábado.

dia 22

WASHINGTON:

Obama conquista vitória histórica com aprovação da reforma da saúde

O presidente Barack Obama obteve uma grande vitória política, com a aprovação no Congresso de uma reforma da saúde que é considerada a maior iniciativa social dos últimos 50 anos nos Estados Unidos, ao ampliar a cobertura a 32 milhões de americanos.

dia 24

PARIS:

Descoberta de novo hominídeo propõe revisão da odisseia humana

Um hominídeo que viveu no sul da Sibéria há cerca de 40 mil anos poderia representar um novo ramo na árvore genealógica humana, uma descoberta que pode reescrever a odisseia do êxodo do Homo sapiens da África e sua conquista da Terra.

dia 26

CIDADE DO VATICANO:

Vaticano desmente acusações do NYT contra o Papa

O Vaticano desmentiu nesta sexta-feiras as informações publicadas pelo jornal New York Times, que afirmam que o cardeal Joseph Ratzinger, atual Papa, não fez nada para impedir em 1980 que um padre acusado de pedofilia retomasse o sacerdócio em uma outra paróquia na Alemanha, um dia depois de revelar um caso parecido ocorrido nos Estados Unidos.

dia 28

CABUL, Afeganistão:

Obama pede a Karzai que combata corrupção em visita surpresa ao Afeganistão

O presidente americano Barack Obama chegou neste domingo ao Afeganistão em uma visita surpresa, a primeira desde a sua eleição, para se reunir com seu colega afegão Hamid Karzai e abordar, entre outros, o tema da corrupção no país asiático.

dia 29

MOSCOU:

Mulheres-bomba atacam metrô de Moscou e matam 38

Pelo menos 38 pessoas morreram em dois atentados nesta segunda-feira em estações de metrô de Lubianka e Park Kultury, no centro de Moscou, atribuídos pelas autoridades russas a duas mulheres-bomba vinculadas a grupos insurgentes islâmicos do Cáucaso.

dia 30

GENEBRA:

Ciência reproduz primeiro instante do universo e entra numa nova era

Cientistas responsáveis pelo maior colisor atômico do mundo afirmaram nesta terça-feira que conseguiram desencadear choques de partículas geradoras de uma energia recorde, para recriar condições similares às do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao universo.

dia 31

MOSCOU:

Novo atentado deixa 12 mortos na Rússia

A Rússia, ainda comovida com os atentados suicidas de segunda-feira no metrô de Moscou, foi cenário de um novo ataque que deixou pelo menos 12 mortos, nove deles policiais, no Daguestão, uma instável república do Cáucaso, berço de muitos grupos insurgentes islâmicos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host