UOL Notícias Notícias
 
29/12/2009 - 12h50

Principais notícias do mês de dezembro de 2010

RIO DE JANEIRO, 29 dez 2010 (AFP) -A seguir os principais acontecimentos noticiados pela AFP durante o mês de dezembro:

Dia 4

JERUSALÉM:

Israel denuncia reconhecimento do Estado palestino pelo Brasil

Israel denunciou neste sábado a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reconhecer o Estado palestino de acordo com as fronteiras de 1967.

Dia 7

LONDRES:

Fundador do WikiLeaks detido por suspeita de estupro

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi detido nesta terça-feira pela manhã pela polícia de Londres em função de uma ordem de prisão das autoridades suecas por suspeita de estupro, anunciou a Scotland Yard em um comunicado.

Dia 8

ZURIQUE, Suíça:

Hackers lançam ataques em resposta a bloqueio de dinheiro do Wikileaks

Hackers assumiram nesta quarta-feira a autoria dos ataques contra os sites da Mastercard e do banco suíço Postfinance, numa aparente represália contra o movimento para sufocar financeiramente o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange.

Dia 10

OSLO:

Nobel da Paz de Liu Xiaobo é entregue simbolicamente em Oslo

Diante de uma cadeira vazia para simbolizar a ausência de Liu Xiaobo, o Comitê Nobel realizou nesta sexta-feira, em Oslo, a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel e pediu publicamente à China que liberte o dissidente chinês condenado a 11 anos de prisão.

Dia 11

CANCÚN:

Conferência do Clima aprova acordos com oposição da Bolívia

Mais de 190 países reunidos na Conferência do Clima da ONU, em Cancún (México), aprovaram neste sábado, com a oposição da Bolívia, um pacote de medidas para combater o aquecimento global e devolver credibilidade à negociação climática, após o fracasso de Copenhague.

Dia 12

ESTOCOLMO:

Tentativa de atentado suicida em Estocolmo, apenas suposto autor morreu

Duas explosões, qualificadas de "ataque terrorista" pelo chanceler sueco Carl Bildt, ocorreram no sábado em um bairro movimentado do centro de Estocolmo, matando um pessoa, aparentemente o autor da ação.

Dia 18

CARACAS:

Parlamento dá a Chávez poderes excepcionais para legislar

O Parlamento venezuelano, de maioria governista, outorgou na sexta-feira ao presidente Hugo Chávez poderes excepcionais para legislar por decreto e sem necessidade de debate durante os próximos 18 meses, quando a oposição terá uma importante presença no Legislativo.

Dia 19

PARIS:

Neve provoca o caos nos aeorportos da Europa

Milhares de passageiros estavam presos neste domingo nos aeroportos europeus em consequência das nevascas que afetaram o tráfego aéreo no continente, em pleno período de início das festas de Natal.

dia 22

WASHINGTON:

Obama sanciona abolição histórica do tabu gay no exército americano

O presidente Barack Obama promulgou nesta quarta-feira uma lei histórica que permite aos homossexuais servir livremente no exército americano, pondo fim a uma proibição em vigor há 17 anos, durante cerimônia, em Washington.

dia 23

ROMA:

Embaixadas da Suíça e do Chile em Roma são alvo de atentados

Pacotes-bomba acionados nas embaixadas da Suíça e do Chile em Roma, nesta quinta-feira, deixaram dois funcionários feridos e levaram à abertura imediata de investigações na justiça italiana, que classificou o episódio como "um ataque com objetivos terroristas".

dia 24

MOSCOU:

Duma aprova o tratado START em primeira instância

A Duma, a câmara baixa do parlamento russo, aprovou nesta sexta-feira em primeira leitura o tratado de desarmamento nuclear START entre a Rússia e os Estados Unidos, apesar de Moscou advertir que acrescentaria uma declaração em resposta a uma interpretação do texto feita pelo Senado americano.

dia 25

KHAR, Paquistão:

Atentado mata 43 pessoas e bombardeios outras 40 no Paquistão

Mais de 80 pessoas morreram em um atentado dos talibãs contra uma instalação do "Programa de Alimentação Mundial" da ONU e em uma série de ataques aéreos com helicópteros contra insurgentes no Paquistão neste sábado.

JOS, Nigéria:

Ataques na véspera do Natal matam 38 na Nigéria

Uma série de violentos ataques terroristas contra igrejas cristãs na véspera do Natal deixaram pelo menos 38 mortos na Nigéria, e as autoridades agora trabalham para evitar que o banho de sangue se repita neste sábado.

dia 26

MOSCOU:

Granizo causa apagão no aeroporto de Moscou e provoca caos na cidade

O maior aeroporto de Moscou ficou paralisado neste domingo por causa de uma avaria nas linhas de alta tensão, provocada por uma tempestade de granizo que causou estragos no trânsito da cidade.

(Rússia-clima-turismo-transporte, 500 palavras, já transmitida)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host