UOL Notícias Notícias
 

01/01/2010 - 23h15

Polícia atira contra homem que invadia casa de cartunista que retratou Maomé

COPENHAGUE, 1 Jan 2010 (AFP) - Um homem de 27 anos foi ferido por disparos de policiais na cidade de Aarhus, no oeste da Dinamarca, quando tentava invadir a casa de Kurt Westergaard, um dos cartunistas que desenhou o profeta Maomé, informou a imprensa local nesta sexta-feira.

Segundo fontes da inteligência dinamarquesa, o homem é um somali ligado ao movimento islâmico radical somali shebab, e tinha intenções terroristas.

O cartunista, de 74 anos, foi ameaçado várias vezes após a publicação de sua charge em um jornal dinamarquês, há quatro anos, e vive desde então sob proteção policial.

A charge mostrava Maomé com um turbante em forma de bomba.

Segundo o jornal Politiken, o alarme disparou quando três pessoas tentaram entrar na casa de Kurt Westergaard, o que provocou a reação dos agentes que protegiam o cartunista.

O homem ferido foi levado a um hospital da região e segundo fontes da inteligência dinamarquesa, estava armado com um machado e tentou forçar a porta.

A agência dinamarquesa Ritzau revelou que vários carros da polícia foram enviados ao local e que uma equipe está a procura de possíveis explosivos.

Segundo a mesma agência, Kurt Westergaard estava na residência com um de seus netos, de 5 anos.

A polícia dinamarquesa confirmou à AFP que ocorreu um incidente em torno da casa do cartunista.

Em 2006, dois homens foram detidos por planejar o assassinato de Kurt Westergaard.

No total, foram publicadas doze charges do profeta Maomé, a primeira em setembro de 2005, pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten, incluindo o desenho de Westergaard.

Consideradas ofensivas por muitos muçulmanos, as charges deflagraram uma onda de violentas manifestações contra a Dinamarca, especialmente no mundo islâmico, em janeiro e fevereiro de 2006.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    -0,47
    3,130
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h51

    -0,57
    75.170,29
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host