UOL Notícias Notícias
 
02/01/2010 - 18h01

Católicos defendem 'a família' em missa ao ar livre em Madri

MADRI, 2 Jan 2011 (AFP) -Milhares de católicos assistiram a uma missa ao ar livre, celebrada este domingo, em Madri, "em defesa da família cristã" diante das políticas do governo socialista espanhol.

A celebração, realizada na Praça Colombo, no centro da cidade, foi organizada pelo arcebispado de Madri com o nome de "A família cristã, esperança da Europa" e contou com uma mensagem em espanhol do papa Bento XVI, proferida ao vivo de Roma.

"Saúdo com afeto os muitos pastores e fiéis reunidos na Praça de Colombo, de Madri, para celebrar com regozijo o valor do casamento e da família", disse o Papa em mensagem durante o Angelus, na praça de São Pedro, no Vaticano.

A Espanha, reduto tradicional da Igreja Católica, especialmente sob a ditadura franquista, vê atualmente em declínio o número de pessoas que se declaram católicas, que agora são 73% frente a 80% em 2002.

A sociedade espanhola, que tem vivivo uma notável liberalização após o fim da ditadura, em 1975, tem visto nos últimos anos a aprovação de leis que simplificaram os procedimentos de divórcio, de legalização do casamento homossexual - com 20 mil uniões celebradas desde 2005 - e a legalização do aborto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host