UOL Notícias Notícias
 
04/01/2010 - 07h45

Comissão Europeia aprova joint venture entre Shell e Cosan

BRUXELAS, 4 Jan 2011 (AFP) -A Comissão Europeia, reguladora da concorrência no continente, aprovou nesta terça-feira a criação de uma empresa conjunta entre a britânica Shell e a brasileira Cosan para a produção e comercialização de etanol.

"Depois de ter examinado a operação, a Comissão concluiu que esta não representará qualquer obstáculo significativo para a livre concorrência na Europa", afirmou o executivo comunitário em um comunicado.

As atividades da joint venture incluirão a produção, a venda e a comercialização do etanol e do açúcar no Brasil e em escala mundial, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias e distribuição de licenças.

O objetivo é obter uma produção anual de 2 bilhões de litros de etanol, convertendo a sociedade num dos maiores produtores mundiais deste biocombustível.

A operação foi informada à Comissão em 18 de novembro de 2010 depois que a Shell e a Cosan, dedicada à produção de biocombustíveis, assinaram em fevereiro um acordo de princípio para criar uma coempresa avaliada em 12 bilhões de dólares e que representará cerca de 20% do mercado de distribuição de combustíveis no Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host